Blog do bairro Pampulha BH
Informações do Anunciante
Pampulha é uma região administrativa (regional) de Belo Horizonte, localizada sob as coordenadas , sendo a lagoa artificial de mesmo nome uma das principais atrações turísticas dessa cidade. Nela localizam-se os estádios Governador Magalhães Pinto (Mineirão) e Jornalista Felipe Drummond (Mineirinho) e diversos clubes. Anualmente é disputada a Volta Internacional da Pampulha, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, que contorna a lagoa. Também na virada do ano acontece o maior show de fogos do Estado, reunindo cerca de 300 mil pessoas no entorno.
A região também é sede do campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Zoológico Municipal e do Aeroporto da Pampulha, o aeroporto mais afluente de Belo Horizonte e que, recentemente, tem-se tornado causa de preocupação, dado sua proximidade da região urbana da capital e com isso foram transferidos vários de seus vôos para o Aeroporto Internacional de Confins. Também há um centro gastronômico, com vários restaurantes de comidas típicas e regionais.
Índice
[esconder]Conjunto Arquitetônico[editar | editar código-fonte]
A lagoa artificial foi construída na década de 1940, quando o prefeito era Juscelino Kubitschek. Para compor o seu entorno Oscar Niemeyer projetou um conjunto arquitetônico que se tornou referência e influenciou toda a Arquitetura Moderna Brasileira. Fazem parte do conjunto a igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube. Os jardins de Burle Marx, a pintura de Portinari e as esculturas de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa completam e valorizam o projeto concebido para a lagoa. A orla da Pampulha concentra várias opções de lazer, como o ginásio do Mineirinho, o Jardim Zoológico, o Centro de Preparação Equestre da Lagoa e pistas para ciclismo e caminhada. É lá também que está o Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como "Mineirão".
Em 2013, a prefeitura de BH expressou interesse em candidatar o Conjunto Arquitetônico da Pampulha a patrimônio da UNESCO.[2] Uma representante da UNESCO visitou a região em 2015, ano em que a Pampulha era única candidata.[3] Para garantir melhores condições do patrimônio, o MAP receberá uma grande reforma durando dois anos a partir de julho de 2016, e duas praças da região terão seus projetos de paisagismo recuperados.[4]
Igreja de São Francisco de Assis[editar | editar código-fonte]
A Igreja de São Francisco de Assis, com suas linhas arredondadas, denunciam a ousadia de Oscar Niemeyer e são um marco da arquitetura moderna brasileira. As curvas são um contraponto ao ângulo reto. No interior existem 14 painéis que retratam a Via Sacra, considerados a obra-prima de Portinari. Na parte externa destacam-se os jardins elaborados por Burle Marx e mosaicos nas fachadas laterais.
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Aeroporto da Pampulha - Carlos Drummond de Andrade
- Conjunto Arquitetônico da Pampulha
- Pampulha ou a Invenção do Mar de Minas
- Volta Internacional da Pampulha
Referências
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- Conteúdo relacionado com Pampulha no Wikimedia Commons
- Prefeitura de Belo Horizonte